Editora Leader com o livro Mulheres na avaição traz para o papel trajetórias inspiradoras de mulheres que têm desbravado os céus
Embora seja um mercado onde apenas 5% são mulheres, a aviação tem visto cada vez mais a presença feminina atuando nesse segmento tão importante e valorizado. A mulher piloto tem enfrentado e superado muitos desafios para conquistar seu espaço nos céus, o que mostra que a evolução da participação feminina na aviação é uma história de coragem e determinação, fazendo com que esse mercado trilhe caminhos para a inclusão e a igualdade.
É nesse contexto que a Editora Leader lançou o livro “Mulheres na Aviação, Vol. I – Edição Poder de Uma História”, com a coordenação editorial de Andréa Roma e com coordenação das convidadas Ana Laura Rebello, Arenda Freitas de Oliveira e Tatiane de Araújo Mendonça. A obra reúne 21 coautoras, que mostram o quanto a aviação é um campo desafiador, que exige preparo e resiliência, e as mulheres abrem caminhos e quebram barreiras com coragem, determinação e paixão.
Arenda Freitas Rebello atua na aviação há 20 anos, hoje em dia é diretora de contas para companhias aéreas na Sabre Corporation e é uma das coordenadoras convidadas da obra que faz parte do Selo Editorial Série Mulheres, lançado em mais de 182 países. “Ao longo dos anos, essas mulheres conquistaram os céus e mudaram a percepção do papel feminino na sociedade, provando que a capacidade de voar vai muito além de controlar uma máquina: é sobre liderança, inovação, resiliência e determinação. Elas abriram portas e derrubaram estigmas, inspirando futuras gerações a seguir seus passos nas mais diversas áreas da aviação”.
Ana Laura Rebello, diretora de vendas de aeronaves executivas da Global Aircraft, mais uma coordenadora convidada, ressalta as trajetórias femininas nesse campo de atuação. “A história das mulheres na aviação é marcada por coragem, determinação e pioneirismo. Desde o início, elas enfrentam preconceitos e barreiras sociais, desafiando as normas impostas e lutando por um espaço em um setor predominantemente masculino. Das primeiras voadoras, como Amalia Earhart, que ousou cruzar o Atlântico sozinha, às mulheres que hoje comandam grandes aeronaves e lideram em diversas frentes do setor aéreo, o caminho foi repleto de desafios, mas também de grandes vitórias”.
Com quase 25 anos de experiência na área de finanças e atualmente CFO da ALAGEV, Tatiane de Araújo Mendonça também faz parte da coordenação como convidada e ressalta que a obra mostra a realidade das caminhadas femininas no setor. “Mais do que contar histórias individuais, este livro unifica as vozes de mulheres que, com suas trajetórias, representam a força e a perseverança de todas que ousaram sonhar e voar. Cada coautora traz à tona ensinamentos práticos e lições de vida, oferecendo ao leitor uma visão profunda do que significa ser mulher em um setor tão exigente e desafiador como a aviação”.
Não há como negar que a Aviação Civil Brasileira vem em uma crescente desde a pandemia, e a própria ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) comprova isso: em 2023 esse mercado movimentou 112,6 milhões de passageiros, com números bem acima da média de 2022. O mercado doméstico registrou 91,4 milhões de passageiros em 2023 (11,2% acima de 2022), enquanto o mercado internacional totalizou 21,2 milhões de passageiros (aumento de 37,5% em relação a 2022). Assim como os aviões, esse mercado sobe e desce, e para quem trabalha na área essas oscilações fazem parte da rotina. A coautora Carolina Trancucci Martins, conselheira consultiva há mais de 20 anos e indicada como executiva do ano em 2022 pela Cliente S.A, fala sobre a rotina de quem trabalha nesse mercado. “A aviação é um setor empolgante. A única certeza que se tem é que nenhum dia será como o planejado e, com isso, nenhum dia será igual ao outro. Isso me ensinou muito sobre flexibilidade e adaptabilidade. Eu sempre fui muito certinha e planejada e, de repente, me vi tendo que recalcular a rota o tempo todo. São ajustes que não fazemos sozinhos, só conseguimos dar conta de todas as variáveis em um trabalho conjunto bem coordenado”, conta.
Cristiane Dart, chefe de comunicação DEI e gerente sênior de marketing da SITA, é mais uma coautora e lembra que a aviação transformou sua postura inclusiva no decorrer dos tempos, porém, ainda tem muito caminho para trilhar. “A presença da mulher na aviação mudou bastante. E na SITA não foi diferente. Eu comecei a trabalhar com pouquíssimas mulheres. Aprendi a me posicionar no tranco, a vencer a síndrome da impostora para sobreviver na empresa. A nossa região também não ajudava muito. A América Latina era muito patriarcal, machista. Presenciei desafios surreais com amigos homossexuais, pois clientes de certos países não aceitavam homens que não fossem héteros. Mulheres, então, nem pensar”.
A Editora Leader reuniu todas as coautoras e coordenadoras em dois eventos distintos: uma premiação de gala com o Troféu Série Mulheres na Mansão Arabesco, zona Sul de São Paulo, no dia 26 de novembro, e uma noite de autógrafos aberta ao público dia 27 de novembro, na Livraria da Vila, unidade de Pinheiros.
São coautoras da obra: Arenda Freitas de Oliveira, Tatiane de Araújo Mendonça, Adriana Farias, Ana Paula Lanciano, Carolina Trancucci Martins, Cláudia Conceição Soares, Cristiane Dart, Daniela Fantinati, Doris Costa, Juliana Pareschi, Juliana Pavão, Lilia Coura, Lisie Adriana, Marcela Anicézio, Márcia Pesce Gomes da Costa, Maria de Nazaré Guimarães Sousa, Priscila de Lorenzo A. Monjaraz, Raquel Sacramento, Rebecca Ann Meadows, Valdenise Menezes e Virgína Gabriel Sousa Pereira.
Andréia Roma, idealizadora do Selo Editorial Série Mulheres e do livro “Mulheres na Aviação, Volume I” expressa seu desejo para todos os leitores da obra. “Que este livro inspire as mulheres que já fazem parte da aviação, assim como as jovens que sonham em voar alto, mostrando que o céu não é o limite, mas apenas o começo. Que cada história seja uma luz para iluminar o caminho daquelas que ainda estão buscando seus próprios horizontes”.
A Série Mulheres®, sob o selo editorial da Editora Leader, é mais do que uma coletânea de histórias; é um compromisso com a equidade e um convite à reflexão sobre a importância de amplificar vozes femininas em áreas-chave, como tecnologia e telecomunicações.
Ficha Técnica:
Obra: “Mulheres na Aviação – Edição poder de uma história” Volume I
Coordenação: Ana Laura Rebello, Arenda Freitas de Oliveira, Tatiane de Araújo Mendonça e Andréia Roma
ISBN: 978-85-5474-238-6
Páginas: 287
Selo: Série Mulheres Ano: 2024